João Duarte vai disputar o mundial de ultimate pelas Ilhas Currier!
Além dos 15 eleitos para representar Portugal no campeonato do mundo de ultimate disc WCBU 2017 há um outro português que vai entrar em campo em Royan, França. João Duarte, dos Disc'Over Lisboa, foi escolhido para representar a seleção das Ilhas Currier.
A história desta "seleção nacional" é extraordinária e emblemática sobre a forma como o ultimate é vivido: em 2004, no primeiro mundial de praia - realizado em Portugal, na Figueira da Foz -, dois norte-americanos criaram um país ficcional e inscreveram-no na competição.
Sem que a organização conseguesse localizar no mapa as Ilhas Currier, foi pedido a ambos um esclarecimento geográfico. Assumida a ficção, a organização, impressionada com o gesto, decidiu aceitar a inscrição das Ilhas Currier como equipa pick-up e decidiu que teria lugar em todos os mundiais futuros!
É desta forma que o português João Duarte vai participar no mundial sem ser por Portugal, integrado na equipa masculina das Currier. Fiquei muito contente ao saber que vou poder jogar WCBU 2017.
"Jogar ao lado dos melhores do mundo vai ser um experiência muito louca!", afirma João. Em França, o jogador dos Disc'Over vai sobretudo divertir-se e aproveitar "o bom espírito do jogo":
"A equipa Currier Island, sendo pickup, penso que vai ter grande espírito de jogo e acredito que, se conseguirmos estar unidos em campo e com uma atitude mental forte, vamos fazer bons jogos!", conclui João Duarte, que vai tentar "assimilar novas formas de jogar em termos tácticos e aperfeiçoar algumas técnicas de lançamento".